O patinho tavu na lagoa... O Menininho tavu na canoa... Se eu fosse uma brabuleta.... Pegavu ele e butavu na maleta....

5/23/2004

Na Cozinha Maravilhosa de Uma Batata Frita!

Nos e nossos pratos; ass; Patolinus(o socialista)

Molho de Manga para macarrão
Qual Macarrão? Acho que se chama Penni – detesto esse nome – mas la em casa, neguzinho chama de guela de ganço – antes ele do que eu.

O legal é usar aquela massa colorida que rola por ai, pra montar um prato lindo, mas, misturar a massa integral com a outra fervida no caldo de beterraba tira muiiita onda também!
Caldo de beterraba? Simples; taca meio copo de suco de beterraba, sem açucar, na agua que vai jogar o macarrão, antes de joga-lo, mas com a agua ja fervendo.

Pelo amor de Deus! AL DENTE! Se o macarrão ficar mole, da ele pro seu cachorro e começa tudo de novo, porque ninguém merece! Se bem que... deixa pra la, não carrego mais rancores em mim...

O molho!
De cara, compre duas mangas bem maduras e enormes e sai passando a faca, tire os pedaços entorno do caroço, tire a casca e deixa num prato. Numa panela ou frigideirona – eu prefiro – coloca um pouco de agua com sal em fogo baixo, e joga os caroços das mangas la, junto com a polpa,, e fica de olho, passa a colher de pau de vez em quando, quando tiver dissolvido, quase como um creme cheiroso e laranjão (cor tontos!) tira o caroço num prato, passa a colher nele ate tirar tudo e deixa-lo peladão, joga ele fora e o q tiver no prato, devolve a panela, da uma mexidinha e depois taca salsa e cebolinha picada. Uma mão cheia das duas juntas. Mexe, ve se rola colocar mais sal, e depois, tira essa panela (frigideirão) do fogo, mas nao do fogão!

No mesmo fogo aceso, taca outra panela com um pouco de azeite de oliva – suficiente pra lambusar a panela, ou seja, pouco mesmo, não mais que uma colher de sopa – um pouco de sal e açucar mascavo – pitada – e fica mexendo. Quando sentir que o açucar virou uma papinha escura, taca uns 3 dentes de alho picado em fatias e uma pimenta vermelha (das médias), dedo de moça, picada em fatias finas também. Deixa aquilo fritando por um tempinho e depois coloca umas lascas de gengibre, fresco! Se rolar geladeira no gengibre, ele seca muito, perde o caldo.

Logo apois, joga uma cebola picada em fatias longas e finas, ao dorar, taca meio pimentão vermelho, bem picado! O cheiro ja deveria estar de matar difunto de fome, se não tiver, para! Joga tudo fora e começa denovo, ou desiste e vai a um restaurante!
Joga depois, um pouco de leite, bem pouquinho mesmo e um pedaço de gorgonzola, esmigalhado e mexe até o queijo derreter. Veja bem, saca aquele gorgonzolas que tu compra em fatia embrulhado em papel de aluminio no supermercado? Então, metade daquilo esmigalhado com garfo ja faz a festa.

Assim que o queijo derreter, taca a calda de manga e mexe, quanto tiver tudo fervendo, joga dois potes de iogurte natural batido no liguidificador com um dente de alho cru, salsa, cebolinha e sal.

Mexe bem e, no fim, taca mangericão fresco com pitadas de noz moscado (a noz, se quiser) e castanha de caju triturada, uma mão e meia? Bem, fica a seu critério. É legal ter um pouco de poder de decisão na sua cozinha. Quanto tiver quentão, ta pronto! Experimenta o sal e mexe um pouco, taca o molho no macarrão AL DENTE – porque ninguém merece! – com um pouco de parmesão moido e manda bala!

Coma! Coma muito! E, se um vizinho apertar tua campainha nesse momento, solta logo um berro; “Num é aqui não! Eu juro! É no oitavo andar!�... eu sempre faço isso, esse macarrão é um perfume para os estomagos de bom gosto!

Nenhum comentário: